Família: ainda há tempo de salvá-la

A humildade no ato de se buscar a Deus pode salvar muitos lares dos males que os cercam




Imagine um pai dando um tapa no rosto do filho. Drogado, o rapaz não tem como sequer levantar a cabeça para poder se defender. Humilhado, sai escorraçado de casa. Já a filha, adolescente, está grávida pela primeira vez. Do pai, só ouve palavras de acusação e xingamentos. A mãe, por sua vez, no momento, não se encontra em casa e não presencia a confusão. Com o amante, está ocupada demais para saber o que se passa com a família. Essa cena, apesar de ser de uma novela, ocorre em muitos lares do País. São famílias inteiras geralmente deterioradas pelas drogas, falta de planejamento familiar e ausência de estrutura psicológica e espiritual.

Se você está sofrendo com este tipo de situação em casa, talvez esteja na hora de rever alguns conceitos, no que tange a estrutura familiar. Olhar para dentro de si como pai, mãe, marido e mulher, pode ajudar e muito a entender o que se passa com os filhos. Isso porque muitos adolescentes tendem a olhar mais para os pais como modelo a ser seguido. Se você for um pai ou mãe que se embriaga, fuma ou trai o cônjuge, não se admire se seu filho ou filha seguir o mesmo caminho. Tampouco se surpreenda se ele ou ela perder completamente o respeito por você.

Além disso, se na sua casa há falta de comunicação entre os membros da família, isso também pode ajudar os jovens a pensar na ausência de amor dos pais. Então, por este motivo, seus filhos podem estar recorrendo a amigos ou conhecidos pelas ruas para preencher um vazio que poderia ser ocupado pelo seu amor. Desta forma, a atenção que seus filhos deveriam receber em casa acaba sendo dada por pessoas que nem sempre são de boa índole. É aí, consequentemente, que o jovem passa a conhecer as drogas, os vícios, a criminalidade e outros males.

Se sua família está passando por isso, tente buscar as causas no passado. Talvez em traumas que, inconscientemente ou não, acabam sendo transferidos aos filhos e cônjuge. Quem sabe se em sua vida males como abusos sexuais, traumas, maus tratos e outros fatores tenham lhe impulsionado para um casamento ou união precipitada. É triste admitir, mas, pode ser que o desespero por encontrar uma vida melhor, tenha feito você cair em uma relação desprovida de amor e respeito, onde os vícios e as traições são constantes. E mesmo assim ainda tenha lhe levado para uma gravidez (ou várias) dentro deste relacionamento conturbado e conflituoso.

Mas, caso você diga que em sua família há equilíbrio, atenção, amor, respeito e comunicação, e ainda assim o caos parece ter tomado conta de seu lar, quem sabe não é hora de olhar além, para ver se o que está faltando não seja o pouco espaço que você está dispensando para Deus. Note que espiritualidade nada tem a ver com religiosidade, ou deixar de ser A para se tornar B, mas é ter como centro imprescindível em sua vida Aquele que pode arrancar seus traumas, medos, mágoas, vícios, vergonha e outras dezenas de tralhas que podem estar atrapalhando o bom convívio familiar.

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas as escolhas estão dentro de cada um. E cabe a cada pessoa saber encontrar a escolha correta que será capaz de transformar toda uma situação de angústia e tribulação. Buscar a Deus por sua família passa longe de proselitismos, demagogia ou pensamento dogmático, mas é ter a humildade de reconhecer que sozinho nada se pode fazer. Assim, reflita nisso: apenas amor, atenção e carinho não impedirão que seus filhos queiram andar por suas próprias pernas e conselhos, mas, se eles tiverem a proteção Divina, isso impedirá que os pés deles resvalem por caminhos tortuosos e cruéis.




 Venha buscar em Deus a transformação para sua familia:

 Participe neste Domingo ás 09:30 aqui na Catedral da Fé
 na Avenida João Dias, 1800. Santo Amaro. SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails