Na mira dos alunos...


Professores são alvos de estudantes que, por causa de uma nota baixa ou pura implicância, usam a Internet para humilhá-los publicamente.

 
As tecnologias da informação e comunicação, computadores e celulares tornam-se meios facilitadores para publicar imagens e comentários depreciativos. Utilizando-se de blogs e sites de relacionamentos, alunos ofendem e fazem gozações de seus professores e demais funcionários da escola na qual estudam. 
Com discursos de ódio, que muitas vezes ocorrerem em crimes de insultos, calúnias e difamação. Denominado Cyberbullying, é mais uma violência virtual que se multiplica pela Internet.

Os alunos criam comunidades virtuais para expor criticas, ameaças e imagens (de bruxas, macacos, elefantes, caveiras e até mesmo figuras pornográficas) de seus professores, buscando ridicularizar e ofender, não só a eles como seus familiares. Além disso, também promovem votações on-line para eleger o alvo de seus ataques.

Os efeitos do Cyberbullying podem ser ainda mais graves que os das agressões físicas, pois tem o potencial de ser lido por vários alunos de várias escolas. 
Esse tipo de violência tem contribuído para aflorar mais questão de insatisfação do profissional da educação, que já é desestimulado por a desvalorização salarial, stress da profissão por indisciplina dos alunos, entre outros.

Segundo resultados de pesquisas sobre a saúde do professor, mais de 50% dos professores que estão em trabalho, sofrem de depressão, esgotamento físico e mental cujas causas estão ligadas à vida profissional.
É necessário atentar para a gravidade do problema, as escolas devem saber das medidas judiciais que aos professores podem tomar e ações pedagógicas que podem ser implementadas para sanar tais atitudes.


Professores marcantes... 

“Algumas experiências que tivemos em sala de aula quando crianças têm importância nos adultos que nos tornamos”. 

 
Elisabete Mascarenhas Campanha
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails