Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos?


Isso mesmo!

Mas não se preocupe, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever. Esta é a função do professor. Você pode isso sim, tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras.

O apoio do dia-a-dia, na vida escolar de seu filho no auxilio a leitura e escrita é tão simples e fácil de ser realizada. Veja os exemplos: Ao fazer uma receita culinária, ler contos infantis ou um folheto de propaganda, deixar bilhetinhos na geladeira ou elaborar uma lista de compras, ajuda na alfabetização de uma criança, além de propiciar momentos agradáveis de convivência


----- PAGINA 01 -----
Deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. 
Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’. Ou para que faça alguma tarefa doméstica. 
 
A educadora Telma Weisz, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo, acredita que quando a criança é inserida nessas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida. E, através de sua curiosidade nata, ela vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais. A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente. 
 
Isso explica o fato de, numa mesma sala de 1º ano, professores se depararem com algumas crianças praticamente alfabetizadas e outras que sequer entendem a função do bilhetinho na porta da geladeira ou que a linguagem escrita se relaciona com a oral, porque viveram experiências muito discrepantes em casa. Portanto quando os pais ou cuidantes ajudam o seu filho a passar com tranqüilidade pela alfabetização o que, aliás, é fundamental para ele ter sucesso nas etapas futuras do aprendizado e do conhecimento, estão também contribuindo para a formação de uma criança autônoma e capaz de ir além.


Dicas de como auxiliar na alfabetização seu filho:

· Escreva-lhe bilhetinhos
· Prepare receitas na sua presença pedindo- lhe ajuda na leitura
· Leia historias e peça para que as reconte
· Seja um modelo de leitor
· Explore rótulos de embalagens
· Faça a oralidade de listas de compras e ele a escrita
· Aproveite situações de leitura na rua ao andarem juntos
· Façam juntos os escritos da agenda telefônica
· Elabore convites de festinha de aniversário.

Nunca se esqueça de respeitar o ritmo da criança e fazer desses momentos, momentos de alegria e prazer.


 
Elisabete Mascarenhas Campanha
Pedagoga


Num ambiente alfabetizador, é importante que a família chame a criança, desde muito cedo, para participar de algumas ações, de forma que ela presencie o contato com a língua escrita, percebendo suas várias funções. Na culinária isso pode acontecer de maneira descontraída e divertida. Durante a receita de um bolo, por exemplo, vá perguntando para a criança: "Vamos ver o que falta colocar? Ah, ainda preciso colocar 3 ovos, está esc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails