Não se sinta obrigado a ser Pastor ou Obreiro.

imageO título é mais que corriqueiro eu sei, mas vou aqui agora comentar algo também muito comum; Recentemente conversei com Obreiros novos sobre ser ou não ser Obreiro, Pastor ou Esposa de Pastor. Aparentemente a conversa sempre inicia sadia, mas depois vai ficando revoltante, difícil de engolir.

Conversei com dois Obreiros em três obreiros, pouco mais de dois meses sobre o assunto. Uma Obreira sendo empurrada pelas Obreiras a se relacionar com um ou mais pastores solteiros para ser Esposa de Pastor.

Outro Obreiro, estava passando pela pressão de um Pastor que quer, por que quer, que o mesmo se candidate ao Pastorado, por que quer vê-lo na Obra.

O que tem de errado nisso? Nenhum dos dois desejam o Pastorado. 

A Obreira está sentindo nojo das Colegas Obreiras (irmãs é que não são) e perdendo o respeito pelos Pastores Solteiros que ficam incomodando-a na igreja. A situação já está chegando ao nível dela pensar em denúncia-los por assédio.

O Obreiro, não sente desejo, nem de estar perto dos outros Obreiros e foge do pastor, por que fica dizendo que o Obreiro que não almeja o altar não está bem com Deus.

Uma vez recebi um “recado” que eu estava jogando no blog os assuntos ruins que acontecem internamente na igreja e na verdade se fosse interno, aconteceria dentro do gabinete e isso acontece todos os dias, todos os anos em milhares de igrejas, com milhares de jovens que não desejam o pastorado como eu também não quis.

Aí vem a pergunta. Se o jovem diz: Seja feita a vontade de Deus em minha vida, ou quero ser usado e chamado pelo Espírito Santo, então por que eles ficam sendo empurrados para fazer algo que o Espírito Santo chama?

Vemos na Obra muitos Obreiros e Pastores que não tiveram o chamado do Espírito Santo e sim o “chamado dos amigos” , chamado de outro Pastor, empurrado por amigos para ser Esposa e lá na frente, sabemos bem o que acontece, o que nos envergonha.

Quando cheguei aos 18 anos, uma parte dos meus amigos desejavam ser pastor. Eu porém, não queria. Me lembro que um pastor visitava minha igreja, chamava os obreiros novos até certa idade e perguntava quem quer fazer a Obra e eu não levantava a mão e o pastor ficava espantado.

Lá vai eu ter que explicar por que não almejava o pastorado e isso aborrecia o pastor e me aborrecia também. E ele ficava mais aborrecido ainda quando sabia que eu estava me aborrecendo com as piadas que ele soltava na reunião de Obreiros.

Quase todos obreiros da minha turma de Obreiros, foram pra Obra. Nenhum é Pastor. Dos 108 ou 120 Obreiros levantados pelo Pastor Oliveira em Novembro de 1992, só restou eu e minha esposa. Na minha igreja que tem obreiros com mais de 20 anos só de Obreiro, viu mais uma vez o que acontece quando jovens são levantados sem nenhuma preparação. Mais da metade nunca sequer fez CPO. Minha esposa só fez 2 meses.

Por isso afirmo: Jovens, atentem para o Chamado vindo do Espírito Santo. APENAS do Espírito Santo. Não há erro. Quando o Espírito Santo chama, não há como negar. Fiquei alguns anos fora da Obra querendo fazer apenas o que eu queria, mas não adiantou; Os anos foram passando e eu continuo fazendo a Obra como o Espírito Santo quis. Hoje ganhando almas através da Internet através da VPR, algo que um dia já foi considerado do capeta.

A Igreja precisa muito de Pastores, a obra tem que continuar crescendo, mas também sem Obreiros (de verdade) ela vai desmoronar lá na frente. O que adianta crescimento financeiro se não tiver Obreiros para iniciar a Obra? Não gostaria de ouvir, o que ouvi no fim de semana de uma Obreira que foi levantada há uma semana me dizer que está conhecendo o lado negro do Corpo de Obreiros e eu me espantei O.o, disse: Como? com uma semana? Não vou escrever o que ela me descreveu.

Não se sinta obrigado e não tenha medo de dizer: Não é a hora ou não desejo. Se for da vontade de Deus, eu digo de Deus, o próprio vai te colocar no Pastorado, na Obra como Obreiro, vai te chamar para E.B.I, te chamar pra ser Líder de Jovens, de Nação.

Claro, expor suas opiniões e dizer não tem seu preço, esteja preparado pra dizer a verdade ou para agradar a quem quer ser agradado.
Diante dos homens vai ficar feio pro teu lado, mas Diante de Deus, sinta-se livre.
Sou prova disso.
Alexandre Fernandes
Mais do que Nunca
Cristão da (Igreja) Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails