A importância do brincar

A sociedade mudou, constatamos uma inversão de papeis e valores, mais informação do que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico é grande, a família mudou, a criança mudou, o aluno e a escola também mudaram. As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincadeiras. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador, ignorando o sol que brilha a convidar as brincadeiras na rua. Essas mudanças geram confusão e expectativas, por isso, a escolha por este tema que trata da importância do brincar.

De que maneira o lúdico interfere no desenvolvimento de uma criança?

Este desenvolvimento, para Wallon (teórico que estudou o desenvolvimento da criança), se dá através de uma interação entre ambientes físicos e sociais, sendo que os membros desta cultura, como pais, avós, educadores e outros, ajudam a proporcionar à criança participar de brincadeiras.

As brincadeiras aparentemente simples são importantes, pois é através delas que a criança expressa seus sentimentos, emoções, desejos e desenvolvem a imaginação. Porém, na ânsia de antecipar o amadurecimento dos filhos, para se tornarem competitivos na fase adulta, muitos pais desavisados criam agendas receadas de compromissos para as crianças, ao invés de criarem espaços e tempo para que elas brinquem.

Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico de seus filhos.

Ilustração de um dos direitos da criança ECA (estatuto da criança e adolescente) Lei 8069 de 13 de julho de 1990.

PEDAGOGA

2 comentários:

  1. Parabens, pela excelente matéria. Pois infelizmentes nos dias atuais a sociedade tem esquecido da importancia de ser criança, pois antecipam o amadurecimento precoce, e depois sofrem os danos causados,que muitas vezes são inreversíveis.
    Matilde

    ResponderExcluir
  2. valeu professora temos de brincar sim a vida nao é tao seria assim!!!!

    Igor Almeida

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails