Ensino Superior

Qual é a diferença entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade?


Com a chegada do fim do ano muitos jovens e adultos iniciam a difícil e dura peregrinação para a escolha do ensino superior. No Brasil só existem três tipos delas: as universidades, os centros universitários e as faculdades.  Por isso, antes de escolher, é preciso ficar atento se as instituições de ensino cumprem o que é exigido pelo MEC (Ministério da Educação) e pela lei brasileira.

Universidades
Devem oferecer obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC. 
Existem dois âmbitos:
·         As federais são gratuitas e  criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional.
·         As particulares são pagas e  podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.


Ambas necessitam dos requisitos mínimos:
·Ter um terço do corpo docente, com título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.
· Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.
· Deve desenvolver, pelo menos, quatro programas de: pós-graduação incluindo, mestrado e doutorado.

Centros universitários
Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação.

Faculdades
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir a exigência de que o corpo docente (professores) tem de ter, no mínimo um curso de pós-graduação lato sensu, normalmente menor do que os mestrados e doutorados.


Dicas:
Escolha o curso que realmente quer fazer buscando e trocando informações sobre o mesmo;
Busque dados a respeito da instituição a ser escolhida;
Verifique se ela está dentro dos padrões exigido pelo MEC;
Procure conhecer a estrutura do estabelecimento de ensino e a formação dos profissionais de ensino que ali trabalham.  


 
Elisabete Mascarenhas Campanha
Pedagoga



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails