O diálogo...

     O diálogo é a aliança que consolida o vínculo familiar, dá a segurança que os filhos precisam para se lançar ao mundo e os faz ver, nos pais, um porto seguro quando precisam de apoio. Perguntas básicas e palavras de carinho podem contribuir para que pais e filhos criem laço de amizade e confiança.
       
Como foi a aula hoje?
  Você vai sair cedo?
               Poderíamos tomar um lance junto?

    No cotidiano doméstico, nós pais temos diversas oportunidades de estabelecer laços que façam a diferença no relacionamento familiar. Porém nem sempre aproveitamos as chances que temos para estreitar tais laços. Em geral, por conta da correria da vida, o diálogo passa a ser automatizado e quando surgem os problemas, logo surge também a discussão e disputa de forças.
    Bem-aventurada as famílias que cultivam o dialogo com trocas, não só de argumentos, mas afetos e com espaço para que pais e filhos exponham seus pensamentos. Até porque a prática do diálogo serve como treino para a democracia, para a convivência com a diversidade que há no mundo. Educar é também preparar nossos filhos para se deparar com outros pontos de vista, auxiliá-los a desenvolver a capacidade de argumentar. E nada melhor do que exercitar essas habilidades dentro do ambiente familiar, no qual se sintam acolhidos, respeitados e amados.
    Dialogar com os filhos não é nada fácil. Desde pequenos demonstram ter vontade própria e reagem às contrariedades. Quando crescem questionam e aprendem a lutar pelos seus desejos, que nem sempre são possíveis de realizar. Aos pais é igualmente um aprendizado que muitas vezes vira insegurança, dizer sim, dizer não! Omitir opiniões, usar o autoritarismo ou a negociação?

Dica:
Lembrar que, nesses momentos os pais estão passando aos filhos um modelo que irão repetir a vida toda, com os amigos, no trabalho, com a esposa e com os próprios filhos.

   

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.  Provérbios 22:6



 
Elisabete Mascarenhas Campanha
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails