Fé madura e estruturada ou desobediência a Deus? (Parte 1)


Muitas vezes achei que ter uma fé madura e estruturada seria suportar muitas coisas “feias” do nosso povo ou da obra de Deus, até afirmando para mim mesmo e para outras pessoas: Temos que olhar somente para Jesus e não para o homem, pois o homem é falho! 

Mas hoje eu descobri que isso na verdade, suportar muitas coisas “feias”, é uma grande desobediência a Deus, sabia?  E também dizer esta frase a alguém ou a si mesmo, em outras palavras, quer dizer: Você está mal, mas o jeito é se acostumar assim... A tendência é piorar!

E esta situação com o passar do tempo vai tomando proporções terríveis, pois nenhum ser humano tem estrutura para conseguir conciliar um coração limpo e olhos puros com os erros do ser humano ou com o conteúdo do ser humano, que o Senhor Jesus o compara a um sepulcro caiado, bonito por fora e cheio de podridão por dentro, resumindo em poucas palavras.

Percebeu que cheguei a esta conclusão, porque realmente chegou um momento da minha vida que de tanto ver algumas “podridões” no nosso meio, ultrapassou o meu limite. Mas para ser mais específico e para Deus também falar ao seu espírito e através deste relato Deus lhe abençoar, escreverei agora o que Deus me falou através de sua Palavra, através do exemplo de Adão e Eva, mas principalmente de Adão, pois através do exemplo dele, podemos ter a certeza que Deus não nos fez realmente para suportar os erros dos homens.

Não consegui resumir em poucas palavras, não porque rodeei demais para chegar a uma conclusão, mas porque o meu objetivo foi descrever detalhes, porque Deus, fala principalmente nos pequenos detalhes.
Seguem trechos da Palavra de Deus do livro de Gênesis que descreve qual é a verdadeira imagem e semelhança de Deus no homem:
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio... (Gn 1:26) enchei a terra e sujeitai-a (Gn 1:28); Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2:15)

Deus fez o homem a sua imagem, ou seja, com Seu caráter, personalidade, maneira de pensar e de raciocinar, maneira de agir e reagir, ouvir e falar e todas as demais características que Ele decidiu reproduzir no ser humano, confiando o jardim que Ele mesmo tinha plantado e a terra que ele mesmo tinha criado, dando-lhe domínio e autoridade, como a do próprio Deus. Mas um pequeno detalhe que faz toda a diferença mostra que Deus não fez o homem igual a Ele, mas sim, semelhante a Ele... E qual é uma das inúmeras características que fez o homem diferente dEle?

“...Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2 – 16:17)

Como está escrito também, após o homem ter comido da árvore do conhecimento:
“Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.” (Gn 3:22)

Aí é onde tudo começa na queda de um cristão, tendo ele o título que for, pois um começa a ver o mau testemunho do outro, escândalos terríveis e vão suportando, se auto-enganando com aquela famosa frase: Temos que olhar somente para Jesus e não para o homem, pois o homem é falho! E não fazem nada para mudar a situação... Não tentando mudar a outra pessoa que causou os escândalos, mas sim, a si próprio. E assim vão se passando os meses e depois os anos (isto quando suportam tanto tempo) e daqui a pouco o cristão se encontra incrédulo, morno, oprimido, amargo e etc., até perguntando: Onde está Deus que não vê tudo isso? Todas estas injustiças dentro da sua própria obra e dentro da sua própria casa?

E de fato a pessoa tem até suas razões de se perguntar estas coisas, pois realmente o ser humano que não nasceu de Deus ou teve o novo nascimento e recebeu de Deus até autoridade, mas se perdeu na trajetória da vida, é como um sepulcro caiado e não pode se esperar nada de bom de uma pessoa assim.


Por Obreiro Mauricio

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails